Blog sobre desenvolvimento de software (Java, muito Java!), inovação tecnológica e cotidiano do Universo de TI. Acesse notícias, tutoriais, material de cursos e eventos, código, desafios, soluções, opiniões, pensamentos, divagações, balbuciações e abobrinhas diversas. Deixe seu comentário!

quinta-feira, 5 de maio de 2011

Netbeans 7.0

Uma nota rápida sobre o Netbeans 7.0.
Brinquei com o IDE nas últimas semanas e tive uma experiência excelente.
Segue uma lista das minhas features favoritas:
  • Melhorias no suporte ao Weblogic. Bingo! Estrelinha dourada para a Oracle. Não nego que o o Weblogic é meu Application Server predileto. A combinação Weblogic + Netbeans tem tudo para no futuro se tornar o melhor ambiente de desenvolvimento Java EE do mercado. 
  • Suporte ao Tomcat 7 e melhorias no suporte ao GlassFish. Subi alguns projetos de médio porte no Tomcat e fiz redeploy várias vezes sem esbarrar em nenhum OutOfMemoryError: PermGen space (outros programadores reportaram a mesma coisa; parabéns à equipe do Tomcat). O tempo de turnaround para deploy em ambos os containers também está menor no meu computador. Na minha opinião o Netbeans atualmente possui o melhor suporte para Java EE 6 entre todos os IDES do mercado (seguido de perto pelo IntelliJ).
  • Suporte ao JDK 7 não poderia faltar. As sugestões automáticas são bem legais para ajudar programadores a se acostumarem com o operador diamante, try-with-resources, multi-catch, switch sobre Strings, etc.
Ao contrário do que muita gente desconfiada (inclusive eu) acreditava, parece que há esperança para o Netbeans dentro da Oracle. Quanto mais suporte às tecnologias estratégicas da companhia for implementado no Netbeans (mesmo que através de plugins) melhor. Além do suporte ao banco de dados Oracle e ao Weblogic, aguardo melhorias no suporte à BPEL e Hudson. Ficaria muito feliz também se um dia a Oracle implementasse suporte para Weblogic Portal e SOA Suite no IDE. O Netbeans seria com certeza uma alternativa interessante ao JDeveloper e ao OEPE.

Faça o download da versão atual aqui.

Nenhum comentário: