Blog sobre desenvolvimento de software (Java, muito Java!), inovação tecnológica e cotidiano do Universo de TI. Acesse notícias, tutoriais, material de cursos e eventos, código, desafios, soluções, opiniões, pensamentos, divagações, balbuciações e abobrinhas diversas. Deixe seu comentário!

terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

SCMs e Pastebins - O que fazer com o seu código “pessoal”

Para quem está em busca de ferramentas para lidar com aquele código extra que acabamos escrevendo fora do trabalho e / ou do escopo do sistema de controle de versão da empresa como:
  • Coleção de scripts diversos para automação (i.e., scripts de do programador vagabundo... Aqueles que quebram um galhão mas nunca ficam apresentáveis o suficiente para você mostrar para os outros).
  • Testes com JavaScript e JQuery.
  • Snippets de código que fazem as coisas acontecerem em determinada linguagem / framework e na hora “h” sempre esquecemos.
  • Código de exercícios e tutoriais.
  • Projetinhos Open source.
Eu recomendo fortemente o Bitbucket da Atlassian (empresa que criou o JIRA).

Endereço: http://bitbucket.org/

O Bitbutcket disponibiliza gratuitamente repositórios para controle de código fonte (Mercurial, e mais recentemente Git) com interface de administração / navegação web... Além de Wikis, Issue Trackers e toda a parafernalha típica de sites do género.
O grande diferencial em relação a serviços semelhantes (SourceForge, Google Code, GitHub, etc) é que você pode criar uma quantidade ilimitada de repositórios privados (pessoais ou compartilhados com até cinco pessoas). O que faz do Bitbucket o lugar perfeito para colocar todo aquele código que fica jogado no seu HD e eventualmente é perdido.

Para quem não conhece, também sou fã de dois outros serviços:

http://jsfiddle.net/ - Ferramenta do tipo pastebin em que você digita o código JavaScript / HTML / CSS em suas respectiva seções e visualiza o resultado final no iframe inferior direito. Ótimo para aqueles testes rápidos, perfeito para JQuery. Se quiser salvar o código, o jsfiddle gera uma URL para você (não requer cadastro).

http://ideone.com/ - Mesmo princípio do jsfiddle, porém mais voltado para server side. Possui compiladores e interpretadores de mais de 40 linguagens (como Java, C#, C++, VB.NET, Groovy, Ruby, Scala, etc). Você digita o código - opcionalmente também os valores de entrada - e a ferramenta compila / interpreta o programa mostrando a saída (ou erros) em uma interface web. Muito bom para SQL.

Nenhum comentário: