Blog sobre desenvolvimento de software (Java, muito Java!), inovação tecnológica e cotidiano do Universo de TI. Acesse notícias, tutoriais, material de cursos e eventos, código, desafios, soluções, opiniões, pensamentos, divagações, balbuciações e abobrinhas diversas. Deixe seu comentário!

terça-feira, 23 de novembro de 2010

Exame - POSCOMP 2010

O POSCOMP - Exame Nacional para Ingresso na Pós-Graduação em Computação - foi aplicado no dia 17 de Outubro de 2010 em diversos locais do país (bem como do Peru).
Apenas um bom desempenho na prova não garante vaga em nenhum programa de pós-graduação de primeira linha; estes utilizam também critérios como cartas de recomendação, publicações, participação em programas de iniciação-científica e congressos, atividades extracurriculares, bolsas, prêmios, desempenho na graduação, etc. Todavia, o exame caracteriza uma etapa importante (e muitas vezes decisiva) dos processos seletivos.
A prova unificada é conveniente para o candidato que pode pleitear vagas em diferentes Universidades sem se deslocar. Na maioria dos casos o único exame necessário para ingressar em programas de Pós-Graduação em Computação é o POSCOMP (em São Paulo, por exemplo, isso vale para programas como os da USP, Unesp, Unicamp, ITA e UFScar). Entretanto cabe ao candidato se inscrever separadamente nos processos seletivos de cada instituição.
Mas não pense que o POSCOMP é moleza. Esse ano os candidatos conseguiram, em média, 29.3 acertos nas 70 questões de múltipla escolha. Históricamente a média de acertos é menor do que 50%.
As Universidades por padrão não estabelecem "notas de corte" para seus programas de Pós-Graduação, porém, utilizam as notas como critério de comparação entre candidatos.
A SBC publicou em seu site os exames e gabaritos das provas de 2002 a 2007. Candidatos que prestaram o exame nos últimos 3 anos também tiveram acesso aos gabaritos através de uma área restrita do site, mas por algum motivo a SBC ainda não divulgou links abertos para os demais interessados.
Como prestei POSCOMP esse ano no IME/USP, obtive acesso ao exame e gabarito oficial que divulgo abaixo:
Prova POSCOMP - 2010 no Scribd


Dica: Resolver provas anteriores é uma maneira excelente de se preparar para os exames que estão por vir.

Nenhum comentário: